top of page
Buscar

Acessibilidade na Web - Para quê? Por quê?

  • Foto do escritor: Melissa Martins
    Melissa Martins
  • 19 de jul. de 2020
  • 5 min de leitura

“Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil. Para uma pessoa com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis.”

Jorge Fernandes e Francisco Godinho

A expressão ‘Acessibilidade Web’ refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

A World Wide Web mudou radicalmente a forma como as pessoas vivem e se relacionam. As possibilidades trazidas por esta tecnologia permitem participação social em grande escala e sem limites geográficos. É cada dia maior o número de pessoas buscando informações e serviços na Internet.

Existem muitas variedades na descrição de acessibilidade. Destacando os aspectos mais relevantes para elaborarmos as nossas iniciativas, vamos conhecer a definição mais atualizada para o uso inclusivo da Web, que está na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Brasil, 2015, no “Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; (...)

III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.”

Desde a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), instaurou-se a obrigatoriedade de que todos os sites, públicos e privados, estejam acessíveis. Mas infelizmente, até hoje, apenas uma pequena parcela deles, para ser mais precisa 1%, segue essa regra no Brasil. Mas esta deve ser uma preocupação apenas de empresas? NÃO! Todos devemos nos ater à acessibilidade, mesmo que sejamos pessoas físicas e não jurídicas.

Pode-se dizer que, a acessibilidade ao ambiente específico da web, se trata da possibilidade e da condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, dos locais e serviços disponíveis na web. Porém, para abarcar a complexidade do conceito de acessibilidade na web, existem alguns aspectos específicos que precisam ser considerados, inclusive, nos aplicativos e nas Redes Sociais. E, é neste sentido, que será esta proposta, ter um site acessível não é só cumprir a lei, e nem só ter um diferencial competitivo, é permitir que as pessoas com deficiência exerçam sua cidadania, permitir que estas pessoas tenham voz, tenham vez. Elas não precisam da voz de ninguém, precisam exercer seu direito de ter a sua vez de fala, de representatividade.

Na prática, como isto funciona? Bem, se todos os usuários fizessem o exercício da empatia, de se colocar no lugar do outro, compreendendo que uma pessoa cega não acessa um conteúdo da mesma maneira que uma surda e que ambas não acessam como as demais pessoas. A primeira utiliza um leitor de telas e a segunda precisa de tradução em Libras (a Língua Brasileira de Sinais). Ou seja, pessoas com diferentes tipos de deficiências utilizam recursos e tecnologias assistivas específicos na hora de navegar. E os sites, blogs, as redes sociais, de uma forma geral, tudo precisa estar adaptado a todos.

As pessoas estão se sentido cada vez mais confortáveis para realizar todo tipo de atividade no mundo virtual. Por isso, muito mais do que ter um design bonito e atraente, os sites precisam atender a todos. Quando uma página não está acessível, ela está fechando as portas para milhões de pessoas, indo contra o seu propósito – que é atrair mais visitantes. Segundo dados do IBGE, de 2010, no Brasil, das mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual: 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos) e 6.056.654 pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar). Além disso, segundo dados do World Report on Disability, 2010 e do Vision 2020, a cada 5 segundos, 1 pessoa se torna cega no mundo. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 10 milhões de surdos, o que equivale a 5% da população e, no mundo, são 360 milhões. São números expressivos que precisam ser levados em consideração ao se produzir qualquer material na web.

Imagine, nestes tempos de pandemia do Covid-19, se todos dessem acessibilidade às LIVES? Você conseguiu assistir a alguma que tivesse legenda, intérprete de Libras ou algum tipo de acessibilidade? E ouviu algum PODCAST acessível? Neste universo tão tecnológico, poucas pessoas têm essa preocupação ou por desconhecerem estas possibilidades ou porque acham muito trabalhoso. O certo é que a acessibilidade não é favor!

No início, pode até parecer complicado. Mas deixar sua página acessível não é nada tão complexo, ao ponto de ser impossível de se fazer. Nós, pessoas comuns somos capazes de fazê-lo. Por isso, te convido a começar neste movimento tão importante, inicie aos poucos e, quando você menos perceber, já estará permitindo acesso a mais pessoas que você poderia imaginar.

Deixo aqui alguns links que vão te ajudar a entender um pouco mais a respeito da acessibilidade, de como legendar suas imagens, de como deixar o seu site cada vez mais inclusivo. Dê uma olhadinha no meu Instagram @melissa.martins43 pois, como muitos de vocês, comecei a pouco tempo a utilizar as descrições de imagens, colocação de legendas, entre outras recursos de acessibilidade. Estou me qualificando a cada postagem, por isso, qualquer dúvida a respeito, podem me procurar. Espero que aceitem o desafio da acessibilidade!! Ah!!! E podem me marcar nas postagens acessíveis que fizerem! Ficarei muito feliz em acompanhar a evolução de vocês!



AUDIUM. Surdos no Brasil: confira os principais números sobre o tema. 11/06/2019. Disponível em: https://blog.audiumbrasil.com.br/surdos-no-brasil-confira-os-principais-numeros-sobre-o-tema/#:~:text=A%20condi%C3%A7%C3%A3o%20acomete%20in%C3%BAmeras%20pessoas,equivale%20a%205%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 02/01/2020.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – LBI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12/05/2020.

COELHO, Bruna. Acessibilidade na Web: tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Disponível em: http://blog.handtalk.me/acessibilidade-na-web/. Acesso em: 17/04/2020.

HAND TALK. O guia final de ferramentas de acessibilidade digital. Disponível em: https://acessibilidade. handtalk.me/ebook-o-guia-final-de-ferramentas-de-acessibilidade-digital. Acesso em: 19/07/2020.

SACRAMENTO, Carolina e ALVES, Aline da Silva. Apostilado módulo 3 - parte II - Acessibilidade: barreiras e soluções - Curso de Acessibilidade e os Princípios do SUS: Formação Básica para Trabalhadores da Saúde. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/acessibilidade-sus/downloads/modulo_3/Apostila-acessivel_mod3-parte2.pdf. Acesso em: 09/07/2020.

SPELTA, Lêda. Acessibilidade web: 7 mitos e um equívoco.16/03/2011. Disponível em: https://www.baguete.com.br/artigos/958/leda-spelta/16/03/2011/acessibilidade-web-7-mitos-e-um-equivoco. Acesso em: 02/04/2020.

WEB PARA TODOS. Conheça 5 dicas para fazer podcasts acessíveis. Disponível em: https://mwpt.com.br/conheca-5-dicas-para-fazer-podcasts-acessiveis/. Acesso em: 11/07/2020.

WEB PARA TODOS. Descrição de imagens - Todas as imagens e conteúdos não-textuais devem ter uma descrição. Disponível em: https://mwpt.com.br/acessibilidade-digital/descricao-imagens/. Acesso em: 11/07/2020.

WEB PARA TODOS. Vídeos acessíveis: aprenda a fazer legendas no Facebook. 29/01/2020. Disponível em: https://mwpt.com.br/videos-acessiveis-aprenda-a-fazer-legendas-no-facebook/. Acesso em: 12/07/2020.

W3C BRASIL. Cartilha de Acessibilidade na Web. Disponível em: https://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html. Acesso em: 11/07/2020.


#pracegover #pratodosverem post com fundo roxo e ao centro o desenho de um notebook com a tela em destaque com o símbolo universal da acessibilidade.

Fonte da imagem: https://blog.handtalk.me/wp-content/uploads/2018/06/capa-blog-post-acessibilidade-na-web.png

 
 
 

Commentaires


©2020 por Educação Inclusiva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page